Desvendando o marketing de conteúdo

 

Cursos Online na Área de AdministraçãoOs consumidores estão cada vez mais afastados das ações de marketing tradicional: com os modelos mais novos de televisores e pacotes de serviços, é possível ‘pular’ comercial; a publicidade em revistas, jornais e periódicos estão sendo cada vez mais ignoradas; impressos promocionais e mala direta são facilmente descartados. Em contra partida, acessar e navegar a internet é um fenômenos em crescimento, que ganha cada vez mais adeptos, de todos os públicos, idades e classes sociais. A propaganda, inserida neste meio, pode ser facilmente bloqueada ou ignorada, tornando-os irrelevantes.

Profissionais mais atentos às mudanças do mercado entendem que ações de marketing tradicional, trabalhadas de forma isolada, estão se tornando cada vez menos eficazes e que estratégias de multicanal são as melhores formas de atingir os objetivos corporativos.

Mas o que é exatamente Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma técnica de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente com a finalidade de conquistar um público específico. Seu propósito é atrair e reter prospects, com a intenção de mudar, melhorar ou facilitar uma ação. É um processo contínuo que terá um melhor resultado se trabalhado em canais próprios e integrado à estratégia global de marketing.

Em resumo, é a arte de se comunicar com clientes e prospects sem vender ou interromper, mas agregando conteúdo e construindo valor para a marca. Na prática, ao invés de lançar um produto ou serviço através de anúncios, a marca irá disponibilizar informações que sugerem ao consumidor formas inteligentes de utilizá-los. A essência da estratégia é a crença de que, ao fornecer informações valiosas e consistentes sobre produtos, serviços ou marcas, o público-alvo irá aderir a sua oferta de maneira natural e se tornará leal a ela.

Mas, por que focar esforços em desenvolvimento de Conteúdo?

Porque ele funciona!

O Marketing de Conteúdo está sendo usado por algumas das maiores organizações de marketing em todo o mundo, incluindo P&G, Microsoft, Wall Mart, Coca-Cola, Pepsi e muitas outras. No Brasil, podemos citar Guaraná Antártica, Grupo Ambev, Dafiti, Giuliana Flores, Santander e Bradesco, por exemplo. Mas, também é facilmente desenvolvido e executado por pequenas empresas ou apenas uma pessoa.

Quer alguns exemplos?

Empresa: IBM 
Descrição: A IBM lidera os ‘jogos com conteúdo’, abrindo novos caminhos para a simulação de negócios, através do game "CityOne". Nele, os jogadores precisam resolver problemas em quatro áreas principais - bancos, varejo, energia e água. Cada cenário oferece oportunidades para entender as implicações reais de tomada de decisões de negócios em uma simulação ao estilo "Sim City".

Desde seu lançamento, em 2010, a empresa conquistou mais de 18 mil jogadores, de 130 países e provou que pode ser uma poderosa e nova iniciativa de conteúdo para engajar, educar e influenciar.

Link: http://www-01.ibm.com/software/solutions/soa/innov8/cityone/index.html

Empresa: LEGO
Descrição: Nos anos 1980 e 1990, a LEGO enfrentou uma grande ameaça no segmento de brinquedos e entendeu que precisava integrar o marketing para construir uma marca poderosa. Para complementar as ações tradicionais de fortalecimento de marca, a LEGO Clube Magazine é uma iniciativa de Marketing de Conteúdo, personalizada para assinantes a partir do mercado local e idade. A revista permite que crianças de qualquer idade acessem o conteúdo, que é direcionado e relevante para eles, em um formato divertido e portátil.

Link: https://club.lego.com/en-us/join/magazinesubscription/

Faça o teste!

Leia a definição de Marketing de Conteúdo mais uma vez, mas desta vez retire as palavras ‘relevante’ e ‘valioso’. Essa é a diferença entre Marketing de Conteúdo e qualquer outro informativo que você recebe de empresas tentando vender-lhe algo. Empresas nos enviam informações o tempo todo, mas, na maioria das vezes, não são muito relevantes ou importantes e chamamos de spam. E é isso que faz o Marketing de Conteúdo ser tão intrigante no ambiente atual, onde milhares de mensagens de marketing são entregues todos os dias.

O Marketing é impossível sem grande conteúdo

Independentemente de qual tipo de táticas de marketing a empresa aplica, o de conteúdo deve ser parte do processo, e não algo isolado. Conteúdo de qualidade esta inserido em todas as formas de comercialização:

• Mídias Sociais: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes de sua estratégia de mídia social, já que é preciso definir o que publicar, quando e qual linguagem utilizar.
• SEO: os motores de busca, chamados de algoritmos, priorizam páginas que oferecem conteúdo de qualidade, consistente e atualizado.
• Relações Públicas: estratégias de relações públicas bem-sucedidas abordam questões relevantes para os leitores e não para os negócios.
• Inbound Marketing: ou marketing de atração, tem o conteúdo como a chave para direcionar o tráfego de entrada e de leads.

Um pouco mais de números:

De acordo com a GFK - uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, 80% dos tomadores de decisões em negócios preferem obter informações sobre a empresa em uma série de artigos ao invés uma propaganda; 60% dizem que o marketing de conteúdo os faz sentirem mais próximos da empresa; enquanto 60 % afirmam que o conteúdo disponibilizado ajuda a tomar melhores decisões sobre um produto. 

Já a Content Marketing Association afirma que o Marketing de Conteúdo é visto por mais de 70 % dos adultos do Reino Unido a cada mês e é responsável por mais de 20% dos orçamentos de marketing no país, com expectativa de que esse número deve subir ao longo dos próximos 12 meses.

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