Porque não Devemos Confiar na Nossa Memória

 

É um artifício que muitos profissionais usam quando estão no inicio de sua carreira, um costume desde a escola que era rascunhar (anotar). E agora são informações valiosas que poderão lhe fazer falta a qualquer momento, porque numa hora nossa memória falha, e o que está em jogo é sua carreira.


Sei muito bem qual a importância de se fazer anotações, foi um método que aprendi logo que fui promovido a auxiliar administrativo, que assim que tomei posse no cargo como contei no post anterior, lembro que a gerente da empresa me falou, "pegue uma agenda e comece a anotar tudo, tudo mesmo" – pensei que ela poderia está exagerando, mas fiz o que ela me mandou.

Com o passar do tempo, reconheci o que ela queria dizer em anotar tudo, que contarei logo depois o porque. Uma coisa eu tinha certeza que estava fazendo, aprendendo duma forma do tempo de escola, sim um método de escola que era anotar/rascunhar o que o mestre falava e ensinava, acho que você se recorda também, não é mesmo.

Espero ajudar aqui o maior numero de pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho, com essas dicas que foram super importantes no inicio da minha carreira. E espero que funcione também pra você leitor.

Tome Nota a Área Administrativa Tem Suas Particularidades

Era mais uma lição no inicio de carreira que quero compartilhar o que aprendi que é fundamental anotar, claro que não anotar tudo literalmente mas o que você achar de mais relevante, o que te chamou bastante atenção principalmente quando não é uma coisa corriqueira, que não seja um trabalho de rotina, entende?

Caso tenha algum comentário, sugestão, opinião por favor, compartilhe conosco no final deste post, ficarei grato pela sua colaboração.

Trabalhar na área administrativa tem suas particularidade, não é como um trabalho técnico. Por exemplo: tipo um mecânico que aprendeu como consertar um motor, da mesma forma que aprendeu vai ser assim que irá fazer no seu trabalho diário, não tem como ser diferente.

Se você pensar como é a estrutura de uma empresa, somente na área administrativa podemos citar as básicas, que são: Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro, vendas, faturamento, almoxarifado, e muitas outras dependendo do ramo de atividade. E algumas delas tive a honra de passar e aprender suas finalidades.

Pra quem já trabalhou em alguma empresa nessas áreas, sabe que cada uma tem suas particularidades e diferente dependendo do ramo da empresa.

A Importância das Anotações

Quando fui para o novo cargo de auxiliar administrativo, tive que aprender o que se faz na área financeira, aprender a rotina como fluxo de caixa, movimento bancário, contas a pagar e receber, e outros serviços afins relacionados ao financeiro.

Veja você o quanto é importante fazer anotações, não somente para extrair o que não lembra, mas também demonstra que é uma pessoa que está interessada em aprender e colaborar com a empresa, é organizada e tem um método, um compromisso com suas atribuições.

Talvez você fale mais eu não preciso fazer isso... então eu digo, meus parabéns você é uma pessoa felizarda que tem uma boa memória, que eu acredito que todo ser humano é diferente, você é uma pessoa agraciada por ser assim, que é coisa rara.

Claro, somos pessoas diferentes cada um com QI (quociente de inteligência) diferente, naturalmente normal, cada um com sua forma de pensar, agir, planejar, administrar sua vida.

Veja eu, criei um hábito de rascunhar o que estava aprendendo, assim como na escola, e agradeço aquela gerente, ela tinha razão que eu precisava anotar, e realmente como me serviu nos momentos de desespero o que fazer, como fazer, mas uma simples busca nas anotações, encontrava a solução dos problemas.

Sabendo que nossa memória falha, fazia muitos rascunhos que só eu mesmo entendia tudo, afinal de conta eu escrevi foi pra mim e somente eu entendia o que foi escrito, falando assim você imagina minha caligrafia, pense numa letra... eu reconheço! :-)

O Quanto Vale Umas Anotações

Como ficava feliz você não sabe o quanto, quando achava a solução nas minhas anotações de um problema, sem aqueles rascunhos (anotações) não tinha como resolver, salvava meu dia, era quando reconhecia, ficava grato por aquela gerente ter mandado eu anotar tudo.

Porque não devemos confiar tanto na nossa memória? As vezes é constrangedor quando você tem que resolver até mesmo um simples problema.

Exemplo: se depara com um programa de informática especifico da empresa que você nunca viu antes, e pergunta diversas vezes da pessoa mais próxima, que talvez ela até lhe explica, mas fica furiosa por você está lhe atrapalhando e perguntando a mesma coisa, não é mesmo.

Tudo isso por você não ter rascunhado, talvez você até sabe mais não lembra deu branco total. E uma dica é não confiar muito na sua memoria, as vezes ela falha, pode ser a pessoa mais expert, tem dia que parece sobrecarregou.

Um conselho que dou e é tão importante no inicio da carreira é paciência, dedicação e humildade em aprender.

Espero que você use dessa técnica de anotar o que está aprendendo, porque torna-se um hábito diário, que vai lhe ajudar nos seus compromissos mais importantes que não pode falhar aquele dia tipo: reunião, pagamento, recebimento e muitos outros. Lembre que é sua carreira que está em jogo.

Falo em anotar, mais leve em consideração qualquer dispositivo mais acessível, porque hoje podemos contar com a tecnologia de agendas eletrônicas, que mesmo os mais simples celulares com menos tecnologias tem o que precisamos para lembrar de compromissos. Até mesmo aqueles papeizinhos autocolantes para lembrar o que é mais urgente.

Nenhum comentário:
Write comentários

Popular Posts