Depois da grande jornada na criação de um site, depois ir atrás de ferramentas, recursos, conhecimento em geral, vem a parte mais difícil que eu acredito ser: A hora de conseguir visitantes para o site. Infelizmente não basta ter todo o trabalho de criar um site, colocá-lo no ar e pronto, milhares de visitas irão aparecer, não é assim e sabemos disso.
Seja do tipo que for o seu site, você precisa de tráfego para ele, e hoje temos diversas formas de fazer isso.
O mais importante é o marketing digital, uma forma de conseguir os seus visitantes através de mídias sociais e sites de busca, seja pago ou gratuito, sempre tem as melhores formas de usar.
O meu papel com este blog, vai além de te ensinar à trabalhar com o blogs, consiste também em te mostrar um caminho para que você dê um objetivo real para o seu site, que atraia visitantes e possa exercer o papel para o qual foi dedicado tantas horas em sua produção. E não digo apenas para o seu site, mas também para o site de algum cliente seu.
É preciso chegar à um objetivo com estes projetos. Um site serve para muitas coisas, seja para passar algumas informações sobre você ou seu produto, ou apenas te apresentar ao mundo através da rede, mas para que isso aconteça precisamos que as pessoas cheguem até ele.
Este artigo é mais para chamar a sua atenção para a importância de trabalhar o marketing do seu site e dizer que eu irei me empenhar em trazer informações sobre esta área para você e que se interessar por isso é tão importante senão mais do que a criação do site propriamente dito. Mas eu não deixarei de compartilhar algumas informações úteis neste artigo, Então vamos lá!
Canais de divulgação
Bom, são bastante variados os meios para divulgar o seu trabalho na internet, mas cada um deles deve ser bem pensado, estudado estrategicamente para que possamos não perder tempo e nem dinheiro com divulgações inúteis. Mas podemos falar mais sobre isso depois.
Facebook
É um dos melhores canais de divulgação, mas é preciso ter cautela quanto à isso.
Ao contrário de que muito pensam, o Facebook não é um lugar para você fazer propaganda, mas sim se comunicar com seu público de uma forma mais descontraída, a final, quem usa o Facebook para consumir? Quando trabalhamos a nossa imagem pelo facebook de uma forma à priorizar a interação com o público, eventualmente este público se tornará um cliente por conta própria, sem precisar forçá-lo entupindo o mural dele com com propagandas e spans.
Tal vez seja por isso que a alcance das páginas caiu tanto depois de algumas alterações, para poder livrar um pouco o usuário de algo que ele não queria ver. No Google por exemplo, mas pessoas pesquisam atrás de algo que elas já tem em mente, elas geralmente já sabem o que querem, no Facebook não, ela não está atrás de nada, além de manter contato com os amigos ou se distrair com algo engraçado ou algo realmente interessante, ela não quer consumir.
Por isso é muito importante o relacionamento mais descontraído com essas pessoas.
O resultado com este canal é possível e tem muito, mas muito potencial de ocorrer da melhor forma possível, mas é claro se for bem utilizado. Falaremos mais sobre isso em breve.
Google Adwords
Este é um canal pago, mas que gera resultados, pois trabalha com o que as pessoas estão buscando no Google e se o seu serviço lhe parece interessante, tem grandes chances de se tornar um cliente.
Como eu disse anteriormente, quem pesquisa no Google, já sabe o que quer e por tanto é de extrema importância que seu anúncio seja atrativo e que seu site consiga prender este cliente para que ele possa navegar pelo site e ver realmente o que você tem à oferecer.
Além de anúncios pagos, você pode usar os resultados orgânicos do Google para trazer estes vistantes, é algo consideravelmente mais complicado, mas se seu site tiver uma estrutura boa e o conteúdo correto, é perfeitamente possível.
Youtube
Você pode atrair tráfego também utilizando Youtube, dependendo do conteúdo, se for interessante e que realmente resolva o problema de quem assiste. Também depende dos resultados nas buscas, mas se for algo realmente relevante irá atrair a atenção do visitante e este é um potencial cliente.
Email
Um sistema muito efetivo, mas deve ser utilizado depois que tem uma base um pouco mais sólida neste meio.
A grande jogada está em capturar os emails das pessoas interessadas no que você tem à oferecer e manter contato através de campanhas de emails a fim de manter o interesse deste visitantes e eventualmente oferecer algum produto ou serviço que você acha que vai resolver os problemas destas pessoas.
Vamos falar mais sobre isso depois, sobre as melhores formas de captura de emails e como este engajamento de ser
Resumo
Perceba que muito disso depende mais de você do que do canal que você deseja investir, depende também do que você tem à oferecer e o quanto você se destaca em meio à muitos outros concorrentes.
Depende de como você se relaciona com o seu público e do seu grau de comprometimento para fazer o seu negócio crescer, ou para prestar a melhor consultoria ao seu cliente.
É um universo repleto de possibilidades e o conhecimento dele o fará se destacar cada vez mais.
Eu digo e repito: De nada adianta você gastar horas e horas trabalhando num site, fazendo ele da melhor forma possível, caprichando no conteúdo e quando terminar, cruzar os braços e esperar que chova visitantes, isso simplesmente não vai acontecer.
Arregace as mangas, aprenda e aplique o marketing digital se você quiser que esta realidade mude.
Você pode usar estas informações para melhorar o seu marketing, conseguir mais clientes e também como um produto a mais para você oferecer aos seus clientes já existentes.
É interessante que tomemos conhecimento da importância disso nos nossos negócios, para conhecer melhor o perfil das pessoas e torná-las clientes satisfeitos.
E não deixe de baixar o e-book gratuito!
E não deixe de baixar o e-book gratuito!
Nenhum comentário:
Write comentários